sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Oficina de quadrinho para crianças na fábrica ocupada Flaskô

Nos anos de 2010 e 2011 fiz oficinas semanais - revezando com meu amigo Batata Sem Umbigo - para as crianças dos bairros em torno da fábrica ocupada Flaskô.

Nos primeiros dias de oficinas eu sempre desconstruía a ideia de que para fazer quadrinho é preciso saber desenhar segundo os padrões estéticos competitivos que a sociedade nos coloca. Mostrava vários desenhos considerados "feios" de alguns cartunistas (inclusive os meus). A gente criava coletivamente uma história do homem palito. Eu inventava o primeiro quadrinho e as crianças iam uma a uma criando os quadrinhos posteriores enquanto eu desenhava. Dêem uma olhada em um desses exercícios.

Reapare que cada quadrinho foi criado por um muléki(marquei o nome embaixo). E os dois últimos foram criados coletivamente. Depois a gente publicava o resultado dessas oficinas no suplemento infantil do Jornal Atenção que tinha tiragem de 5 mil exemplares e era distribuído para trabalhadores de Hortolândia, Sumaré e Campinas.

Veja alguns desenhos feito pelas crianças:





Para ver mais desenhos das oficinas entre AQUI

Esse vídeo abaixo de uma das oficnas eu filmei e foi editado pelo Fernandão Gomes